Embora a industrialização brasileira tenha começado tardiamente, de maneira mais intensa a partir de 1930, pode-se dizer que estamos evoluindo nesse sentido, com vários tipos de indústria no Brasil se desenvolvendo e prosperando.
Compreender nosso cenário industrial atual é o caminho para vislumbrar o futuro econômico do país. Além disso, permite um diagnóstico preciso dos investimentos e ações que precisam ser feitos para a indústria nacional crescer ainda mais.
Continue esta leitura para entender quais os tipos de indústrias no Brasil, as que mais se destacam e como a Ergomat pode auxiliar a sua indústria a ter uma produção ainda mais eficiente.
Quais os tipos de indústrias existentes hoje no Brasil?
Indústria de bens de produção
Em geral, as indústrias de bens de consumo são entidades industriais que trabalham na produção de recursos e matérias-primas que, em seguida, serão utilizados por outras empresas, responsáveis por transformar esses materiais no produto final.
Por ser um país detentor de muitas riquezas e recursos naturais, o Brasil possui muitas entidades industriais desse tipo. São exemplos de bens de produção: madeira, água, petróleo, plantas, vegetais e minérios.
Indústria de bens de consumo
Em seguida, temos a indústria de bens de consumo, que recebem as matérias-primas das empresas de bens de produção para transformá-las em um produto finalizado, pronto para ser consumido.
Assim como o tipo de indústria anterior, o Brasil possui inúmeras entidades industriais nacionais e internacionais de bens de consumo, inclusive, se destacando nessa atividade. São exemplos de produtos os alimentos, bebidas, produtos têxteis (roupas e calçados, por exemplo) e tecnologias diversas.
Indústria de bens de capital
Em terceiro, temos outro tipo de indústria atuante no Brasil: a de bens de capital. Elas são responsáveis por criar e produzir equipamentos e máquinas que auxiliem na atuação de outras entidades industriais.
Algumas da principais indústrias do Brasil se enquadram neste tipo industrial, sendo fundamentais para o desenvolvimento econômico brasileiro, já que fornecem os equipamentos necessários para outras empresas produzirem suas mercadorias.
Outros tipos de indústria no Brasil
Entretanto, além dos tipos industriais já mencionados, no Brasil existem outros segmentos industriais igualmente importantes para o desenvolvimento do país, como:
Quais são os tipos de indústrias que possuem mais destaque atualmente?
A princípio, pode-se afirmar que todos os tipos de indústrias no Brasil, atualmente, possuem destaque. Inclusive, a atuação de um complementa e promove o crescimento do outro, como podemos ver na relação entre as indústrias de bens de capital com as demais.
Porém, vale ressaltar que, historicamente, no Brasil, as indústrias automobilística, metalúrgica, siderúrgica, agropecuária e petroquímica sempre estiveram em evidência, registrando um crescimento e uma valorização constantes.
É possível também analisar o cenário industrial brasileiro a partir da situação de cada região do país. Por exemplo, as regiões mais industrializadas são a Sudeste e Sul, onde a concentração de indústrias de consumo, bens de capital, energética, automobilística, informática, entre outras.
Já as regiões Norte e Centro-Oeste apresentam pouca expressividade na indústria nacional, concentrando-se mais na produção agroindustrial e extrativista. Já o Nordeste tem apresentado evolução, por exemplo, no desenvolvimento de polos de indústria informacional.
Quais as soluções a Ergomat oferece para a indústria?
Como uma típica indústria de bens de capital, a Ergomat é referência no Brasil e exterior na produção de máquinas-ferramentas para tornear, com soluções em usinagem e automação industrial de última geração e alta qualidade e desempenho.
São soluções especializadas na produção de peças com um acabamento de alta qualidade e extrema precisão.
Além de elevar a eficiência e a produtividade, ao automatizar os processos industriais, esses equipamentos permitem fabricar itens complexos, evitam o desperdício de recursos e otimizam o uso de matéria-prima.
Dos equipamentos e máquinas que a Ergomat produz, podemos destacar:
- Tornos automáticos a cames
- Tornos automáticos de carros múltiplos CNC
- Centro de torneamento de carros múltiplos
- Tornos automáticos universais CNC
- Weiler (tornos de grande porte) completam a linha de máquinas oferecidas.
Em relação aos segmentos industrias atendidos pela Ergomat, alguns merecem destaque, como:
- Automobilístico;
- Autopeças;
- Tornearias automáticas;
- Hidráulica e pneumática;
- Bens de capital;
- Componentes médicos e odontológicos;
- Telecomunicações;
- Eletro-eletrônicos;
- Eletrodomésticos;
Ergomat, auxiliando no crescimento da indústria no Brasil e no Exterior
Com mais de 20.000 tornos produzidos e 63 anos de história, a Ergomat é referência no Brasil e exterior na fabricação de máquinas-ferramenta de alto desempenho, qualidade e confiabilidade, auxiliando no crescimento de indústrias de diferentes segmentos.
Grande parte da nossa produção é exportada para os mercados mais exigentes, em mais de 30 países, nos cinco continentes. Temos as soluções mais inovadoras em automação industrial para o seu negócio ser ainda mais competitivo, eficiente e inovador.
Conte com as melhores soluções em máquinas e equipamentos para tornear do mercado, que atendem plenamente as exigências e normas reguladoras.
Garanta as melhores soluções em automação industrial do mercado para elevar a qualidade e produtividade do seu negócio. Fale hoje mesmo com um de nossos consultores!